Thursday, November 03, 2005

Comentários

Quando andava a pesquisar artigos sobre o Miki na net encontrei alguns comentários que me emocionaram e por essa razão vou pôr aqui alguns deles.
"A cidade do silêncio.Ontem, perante o olhar de milhares de pessoas, Miklos Fehér lançou um último adeus em forma de um sorriso. O actor morreu no palco, a mais trágica das despedidas. Os companheiros ajoelharam-se e choraram. A multidão chamou por ele, aplaudiu-o, mas cedo compreendeu que não o conseguiria trazer de volta. A morte no lugar da paixão. Foi o momento em que as cores se diluíram na chuva, em que todos perderam alguma coisa. Depois da ovação ensurdecedora, o silêncio ainda mais ensurdecedor. O estádio como um velório. A saída cabisbaixa, as lágrimas sem emblemas. A fragilidade, a pequenez. Hoje, a nossa cidade acordou com um silêncio de luto. Os cafés estavam sem palavras de manhã. A chuva constante não fazia barulho a cair. Os passos eram mudos e os olhares estavam emocionados. Afinal, os golos, os penalties e os foras de jogo não têm importância nenhuma."
"Perdi porque te perdemos. Caíste no estádio vestindo a camisola do clube do meu coração. Não consegui reanimar-te porque as minhas lágrimas não chegaram ao teu coração para te darem a vida que teimou em te faltar.
Por cada golo que o meu clube marcar, virá uma lágrima minha lembrar-te, lançando uma sombra que vai tornar triste a minha alegria.
Adeus Fehér! "
"Esta é a madrugada mais triste.Se houve coisa que nunca me passou pela cabeça, foi ver um jogador do meu querido clube morrer em pleno relvado, de águia ao peito.Triste sina a de Miki, triste sina a do glorioso, que a pouco mais de um mês de se tornar um clube centenário vê desaparecer um jogador que sempre soube honrar a camisola do clube que vestia, mesmo quando não vestia de encarnado! Triste sina a do adepto apaixonado como eu!Não costumo ver o meu Benfica na televisão. Irrita me. Mas desta vez fui fazendo zapping, entre "a bola" e o comentário de Marcelo. O Benfica lá marcou…"agora é que eu não vejo mais nada". Mas cerca de um minuto depois lá estava de novo fixado no canal 39.Havia um estranho silêncio nos comentadores, "papagaios" que nunca se calam, que a nada se calam. Mas desta vez era diferente. Pouco ou nada diziam e as lágrimas escorriam pela face daqueles que estavam em campo…, e eram muitos. Jogadores, treinadores, adversários, médicos, muitos. Muitos médicos. Tive dificuldade em me aperceber do que sucedia e a quem sucedia. Pensei que fosse uma lesão grave tipo fractura exposta, que comove sempre muito os colegas de equipa e adversários, mas logo me apercebi que era muito pior, devido às massagens cardíacas.O resto todos conhecemos!Não me lembro de momento tão estranho, difícil e triste na vida do meu querido clube.Não tenho por habito ligar a este tipo de tragédias. É a vida e tal…acontece!Mas, desta vez, tive muita dificuldade em acreditar no que estava a acontecer, mas ao mesmo tempo cedo pensei que Miki não se safava, e mesmo que não morresse o mais certo seria ficar um vegetal.É tudo muito estranho.No desporto é fácil acontecerem coisas destas. Basta estar vivo. Lembro que ainda à menos de um ano um dos pilotos do campeonato mundial de velocidade de motociclismo, muito "gostado" em todo o padkok, faleceu na primeira prova do campeonato num brutal acidente nos treinos do Grande Prémio do Japão em Suzuka.Foi também ela, uma morte que me chocou muito.Mas esta!É estúpido dizer que a ambulância não sei que, e no local não havia o instrumento x, y ou z.Tudo funcionou normalmente! Tudo menos a máquina de MikiDeus o tenha!Escrevo a quente, ainda tolhido pelas emoções!Agora, benfiquistas!Façamos como dizia o Marquês. "Trate-se dos vivos e enterre-se os mortos!". A Miki apenas pode valer o descanso eterno. Dos vivos temos de valer nós."Show must go on".A perda de um companheiro, um amigo, um parceiro, um "team mate" como dizem os Ingleses é uma dor sem fim! A maior derrota imaginável!Há uma equipa para recuperar psicologicamente, para voltar a ter alegria, para vencer, para lutar, para ganhar o que há para ganhar, ou seja todos os jogos em que entra em campo. Cabe-nos apoiar mais do que nunca o clube do nosso coração. Ignorar o lixo que polui o futebol em Portugal, e todos os energúmenos que o espalham!Força Benfica!Viva o Benfica!Miki, estejas onde estiveres, vela por nós!"
"No meio das mudanças para a nova casa, paro.Eram 19.42, saio de casa e atravesso a rua para ir ao restaurante ver o glorioso.Sento-me bebo uma imperial e como umas chamuças.Chega a minha mulher e a minha filha, começamos a jantar.Desespero pela vitória que não chega, até que golo... e do Robocop, quem diria.O grito no restaurante ouve-se na rua.Passados alguns minutos, o silêncio é arrepiante.Levanto-me e fico em frente ao televisor, fumo, estou branco...Venho para casa e sento-me a ouvir a TSF, recebo chamadas de Angola e de outros pontos do Globo, a questionar se já sei de mais alguma coisa.Eram 23.15 quando recebo uma chamada de alguém muito especial, que me informa, Morte Cerebral.Choro, bato com a cabeça na parede, o luto tinha chegado a minha casa.Telefono para Luanda a dar a triste notícia.Olho para o céu e digo até um dia Miklos.Obrigado por tudo, obrigado pelo último passe que fizeste, pela última jogada, pela última vez que te riste.E agora, que o choque começa a refazer-se só consigo lembrar-me daquele sorriso malandro que tu tinhas, e que nos mostraste no último momento...Não consigo dizer mais...."

No comments: